A festa dos sportinguistas no Marquês de Pombal, em Lisboa, após a conquista do bicampeonato, a 17 de maio de 2025. FOTO MIGUEL NUNES
A festa dos sportinguistas no Marquês de Pombal, em Lisboa, após a conquista do bicampeonato, a 17 de maio de 2025. FOTO MIGUEL NUNES

SPORTING BICAMPEÃO PSP satisfeita com operação-campeão

FUTEBOL18.05.202504:47

Incidentes menores em Braga, Leiria, Lisboa e Madeira

A Polícia de Segurança Pública está globalmente satisfeita com a operação montada para a última jornada da Liga de futebol, que teve especial incidência em Lisboa e Braga. O Sporting conquistou o bicampeonato e o epicentro dos festejos foi, como é tradição dos clubes lisboetas, a Praça do Marquês de Pombal.

Em comunicado emitido durante a madrugada deste domingo, a Direção Nacional da PSP explica como preparou todo o dispositivo e dá nota de pequenos incidentes ocorridos em Braga, Leiria, Lisboa e Madeira.

«A PSP agradece a colaboração da grande maioria dos adeptos sportinguistas, bem como dos restantes adeptos de futebol, pelo comportamento cívico», pode ler-se na nota enviada às redações.

O comunicado da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública na íntegra

A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo uma vasta e complexa operação de segurança em todo o território nacional. Tratou-se de uma operação aos vários eventos desportivos da Primeira Liga de Futebol e aos festejos do Sporting Clube de Portugal, consagrado campeão nacional 2024/2025, com especial destaque para as cidades de Lisboa e de Braga, onde a nossa ação foi executada de forma mais intensiva, sendo a operação nestas duas cidades e em especial em Lisboa, mais complexa, dinâmica e com maior envergadura.

A operação, planeada com elevada antecedência e em estreita articulação com diversas entidades, teve início logo durante a manhã, com a definição de medidas preventivas nas imediações de vários estádios e em concreto do Estádio José Alvalade e do Estádio Municipal de Braga, bem como no controlo de acessos, monitorização de ajuntamentos espontâneos e atuação visível de policiamento de proximidade.
Com o final dos eventos desportivos e a confirmação do título, a PSP, com implementação de dispositivos policiais dinâmicos, flexíveis, apoiados em constante e permanente avaliação do risco, acompanhou de forma contínua e coordenada a deslocação da equipa leonina e dos milhares de adeptos, desde o Estádio até ao epicentro dos festejos, na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, bem como da equipa do Sport Lisboa e Benfica, desde Braga, passando pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aeroporto Humberto Delgado, até à sua chegada ao Estádio da Luz.

O dispositivo operacional da PSP, enquanto Polícia integral, envolveu múltiplas e diferentes valências, centenas de polícias, com meios especializados da Unidade Especial de Polícia, nomeadamente do Corpo de Intervenção e do Grupo Operacional Cinotécnico, equipas de intervenção rápida e de prevenção e reação imediata, equipas de trânsito, prevenção e investigação criminal, polícias em patrulhamento apeado e spotters da Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, garantindo não só as necessidades de segurança pública, mas também minimizando os impactos dos condicionamentos de trânsito, assegurando a circulação rodoviária e a fluidez do trânsito nos locais afetados e a rápida resposta a qualquer incidente.

A operação decorreu de forma globalmente tranquila, positiva e serena, tendo-se registado apenas algumas ocorrências pontuais, as quais lamentamos, designadamente:

• Braga
- 2 autos de notícia por utilização de artigos de pirotecnia
- 1 auto de notícia por ofensas à integridade física

• Leiria
- 1 auto de notícia por arremesso de artigos de pirotecnia
- 1 auto de notícia por posse de artigos de pirotecnia

• Lisboa
- 3 autos de notícia por utilização de artigos de pirotecnia
- 7 participações de impedimento de acesso a recinto desportivo por taxa de alcoolemia superior ao permitido legalmente (tendo sido identificados cidadãos com taxas de 1,20 g/l a 2,43 g/l)
- 3 participações por comportamentos inadequados
- 2 autos de notícia por danos
- 1 auto de notícia por ofensas à integridade física
- 1 detenção por tentativa de agressão a polícia
- 1 detenção por injúrias e ameaça a polícia
- 2 detenções por resistência e coação sobre funcionário
- Intervenção da Unidade Especial de Polícia da PSP devido ao arremesso de artigos de pirotecnia (baterias de fogo de artifício) na direção dos polícias, tendo havido necessidade de utilização de meios coercivos por parte da PSP (incluindo o emprego de arma antimotim com recurso a bagos de borracha)

• Madeira
- 2 autos de notícia por utilização de artigos de pirotecnia

A PSP agradece a colaboração da grande maioria dos adeptos sportinguistas, bem como dos restantes adeptos de futebol, pelo comportamento cívico e reforça o seu compromisso permanente na proteção de pessoas, bens e na salvaguarda da ordem pública, em momentos de grande expressão popular como o que hoje vivemos, assegurando que continuará presente todos os dias e que tudo fará para garantir um ambiente seguro e protegido em todo o território nacional.

Lisboa, Direção Nacional, 18 de maio de 2025

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer
OSZAR »