12 março 2025, 12:55
Marquinhos revela o que disse a Donnarumma antes dos penáltis contra o Liverpool
Capitão transmitiu mensagem de confiança ao guarda-redes, que viria a defender dois penáltid
Guarda-redes do PSG venceu seis dos sete desempates por penáltis que enfrentou
Para Gigi Donnarumma, assumir o papel de herói num desempate por penáltis, como aconteceu esta terça-feira no apuramento do PSG frente ao Liverpool, nos oitavos de final da UEFA Champions League, está longe de ser uma novidade.
Aliás, foi precisamente em Inglaterra que se tornou protagonista e viveu uma das noites mais felizes da carreira, quando ajudou a Itália a sagrar-se campeã europeia, em 2021, frente à seleção da casa. Agora, mais a norte, defendeu dois penáltis (de Darwin Núñez e Curtis Jones) no desempate para selar o apuramento do PSG.
Após estrear-se como profissional, Donnarumma levou a melhor em seis desempates por penáltis. Só uma vez a sua equipa acabou eliminada: o PSG, a 31 de janeiro de 2022, nos oitavos de final da Taça de França frente ao Nice (5-6 no desempate, após 0-0). E mesmo assim ainda parou a tentativa de Andy Delort.
Na final do Euro 2020, tal como esta terça-feira, defendeu dois remates, as tentativas de Jadon Sancho e Bukayo Saka. Mas aí ainda viu Marcus Rashford desperdiçar contra o ferro.
12 março 2025, 12:55
Capitão transmitiu mensagem de confiança ao guarda-redes, que viria a defender dois penáltid
Na mesma competição, na eliminatória anterior, a Itália também tinha levado a melhor nos penáltis (4-2), sobre a Espanha de... Luis Enrique, atual treinador do PSG. Dani Olmo falhou o alvo, mas Donnarumma travou o remate de Morata.
Antes, pelo Milan, três sucessos em três, numa história que passa por Portugal: um desses desempates foi contra o Rio Ave, em outubro de 2020, no play-off de apuramento para a UEFA Europa League. Num desempate longo, em que até foi obrigado a bater um dos penáltis (falhou), Donnarumma levou os rossoneri ao apuramento (9-8), defendendo o último remate, de Aderllan Santos (Nélson Monte, Pawel Kieszek e Francisco Geraldes desperdiçaram).
Ainda pelo Milan, defendeu dois penáltis frente à Lazio para conseguir o apuramento para a final da Taça de Itália, em 2018, e parou tentativa de Dybala na conquista da Supertaça italiana diante da Juventus, em 2016.
Contas feitas, Donnarumma já defendeu dez penáltis em sete desempates, com seis triunfos. Mas se a esses dez juntarmos os sete em que os adversários erraram o alvo, a taxa de sucesso do guarda-redes do PSG é de 39,5 por cento – ou seja, sofre apenas três em cada cinco penáltis.
Nos penáltis no decorrer das partidas, o guarda-redes de 26 anos tem 15 defesas em 57 tentativas.
#DAZNChampions