PSG volta a bater o Arsenal e está na final da Champions pela segunda vez na história

Pedro Casteleiro • 15:31 - 07.05.2025/ Atualizado: 22:00 - 07.05.2025

Gonçalo Ramos, João Neves, Nuno Mendes e Vitinha vão defrontar o Inter no derradeiro jogo da competição, a 31 de maio

Destaque para os quatro portugueses do PSG que vão estar pela primeira vez na sua carreira numa final da Champions: Gonçalo Ramos, João Neves, Nuno Mendes e Vitinha.

Fabián Ruiz e Hakimi fizeram os golos que colocaram a formação de Luis Enrique em Munique, onde vão defrontar o Inter a 31 de maio.

O PSG está pela segunda vez na história na final da Champions! Os parisienses voltaram a ganhar ao Arsenal, desta vez por 2-1, e garantiram um lugar no derradeiro jogo da competição.

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo!

O golo de Saka, que ainda deu esperanças aos ingleses.

O golo de Hakimi:

90+3'

PSG está a defender dentro da sua área e o Arsenal não consegue voltar a reduzir o marcador.

90+2'

Os adeptos franceses já fazem a festa no Parque dos Príncipes, confiantes de que vão mesmo defrontar o Inter em Munique a 31 de maio.

90'

Está quase! O PSG está muito perto de voltar a uma final da Champions, basta manter esta vantagem de dois golos na eliminatória frente ao Arsenal (3-1).

90'

O quarto árbitro mostra 5 minutos de compensação.

88'

Luis Enrique volta à tática inicial, com uma linha defensiva de apenas quatro elementos.

88'
Substituição

Nuno Mendes sai do campo e é substituído por Gonçalo Ramos.

87'
Amarelo

Bukayo Saka também é amarelado.

86'

Calafiori e Kvaratskhelia ficaram pegados e Felix Zwayer mostrou o cartão a ambos.

86'
Amarelo

O árbitro mostra a Khvicha Kvaratskhelia o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

86'
Amarelo

O árbitro mostra a Riccardo Calafiori o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

83'
Substituição

Jurrien Timber está a sair com queixas físicas e é substituído por Ben White.

83'

Equipa de Mikel Arteta dá o tudo por tudo, mas o PSG aproveita para tentar o contra-ataque e fazer o xeque-mate na eliminatória.

80'

Este poderia ter sido um golo muito importante para o Arsenal. Se a bola entrasse, bastava mais um golo dos ingleses para levar esta eliminatória para prolongamento.

80'

Falhanço de Saka! Cruzamento de Trossard para o inglês, que podia ter bisado, mas falhou de baliza aberta, embora terá ficado surpreendido por Donnarumma ter falhado a abordagem ao lance.

79'

Cruzamento de Trossard desviado por Pacho foi parar ao inglês, que, com alguma confusão à mistura, conseguiu marcar de baliza aberta.

77'

G O O O O O L O - Bukayo Saka reduz e dá esperanças aos ingleses!

O penálti falhado por Vitinha:

75'

Com este terceiro golo a um quarto de hora do apito final, o PSG está com pé e meio na final da UEFA Champions League, na qual vai encontrar o Inter.

74'

Mais uma substituição de Luis Enrique, mas desta vez não é apenas troca por troca: tirou um avançado para colocar um defesa, ou seja, vai defender com uma linha de cinco até ao final do encontro.

74'
Substituição

Desiré Doué sai do campo e é substituído por Lucas Hernández.

72'

Muita passividade da defesa do Arsenal, com Dembélé a recuperar a bola à entrada da grande área e a assistir o marroquino, que finalizou sem hipóteses para Raya.

72'
Golo

G O O O O O L O - Achraf Hakimi faz um belo golo e aumenta a vantagem para 3-0, dando uma machadada final na eliminatória!

70'

Primeira substituição de Luis Enrique no encontro, com Dembélé a mostrar que está em condições para jogar.

70'
Substituição

Bradley Barcola sai do campo e é substituído por Ousmane Dembélé.

69'

Vitinha bateu a grande penalidade ao seu estilo, com muita calma, mas não correu bem para o português.

69'

VITINHA FALHA - O português tentou enganar Raya, que se esticou todo para defender e evitar o 0-3!

69'
Substituição

Gabriel Martinelli sai do campo e é substituído por Leandro Trossard.

68'
Substituição

Myles Lewis-Skelly sai do campo e é substituído por Riccardo Calafiori.

68'

Dupla substituição de Arteta, as primeiras alterações deste encontro.

68'

Vitinha é chamado para converter a grande penalidade.

67'

Penálti para o PSG! O árbitro alemão não teve dúvidas após consultar as imagens e os parisienses podem aumentar a vantagem na eliminatória para 3-0.

66'

Depois de validado pelo VAR, o árbitro alterou a sua decisão e marcou penalti para o PSG!

66'

Em causa está o remate de Hakimi, desviado por Timber com o braço para as mãos de Raya.

66'

Felix Zwayer vai ao VAR analisar um possível penálti para o PSG.

65'

Ontem Somme foi o herói do Inter, hoje pode ser Donnarumma o melhor em campo.

64'

Mais uma defesa espantosa de Donnarumma! Bukayo Saka tirou um coelho da cartola, mas o guarda-redes italiano respondeu ao remate típico do inglês com uma enorme intervenção com a ponta dos dedos, para canto.

62'

Ainda sem uma oportunidade clara de golo nesta segunda parte, para ambos os lados, a formação de Arteta não desiste e tenta reagir, precisando de dois golos para levar a decisão para, pelo menos, prolongamento.

59'

Tem sido um trabalho exemplar da equipa de Luis Enrique nas bolas paradas - uma das principais armas do Arsenal no jogo -, com o PSG a nem sequer deixar o adversário criar perigo nessas situações, exceto nos minutos iniciais.

58'

Donnarumma evita o golo de canto direto de Bukayo Saka!

57'

Jogada individual brilhante de Vitinha. O português, pressionado por vários jogadores do Arsenal, conseguiu levar a bola da zona da linha lateral para a área com muita qualidade, mas o cruzamento acabou nas mãos de Donnarumma.

56'
Amarelo

Cartão amarelo para Myles Lewis-Skelly.

54'

Arrancada espetacular de Nuno Mendes na ala esquerda, a primeira dele na partida, passando a bola a Doué, que não conseguiu finalizar da melhor forma.

52'

Entrada mais calma do Arsenal nesta segunda parte, comparativamente com a primeira, mas, mesmo assim, a tentar controlar a posse de bola.

50'

O jogo é reiniciado.

50'

Dembélé, titular indiscutível de Luis Enrique e autor do primeiro golo da eliminatória, salta também para o aquecimento neste início de segunda parte.

50'

O jogo está parado, porque Bukayo Saka está em dificuldades, após um duelo com Nuno Mendes.

46'

Início da segunda parte.

Não há alterações de nenhum dos lados ao intervalo, apesar de Gonçalo Ramos ter entrado para aquecimento no fim da primeira parte, sendo que o português continua a fazer esses exercícios.

Os franceses estão em boa posição de defrontarem o Inter na final da Champions, a 31 de maio, o que seria a segunda da sua história.

Os lesionados do Arsenal estão presentes no Parque dos Príncipes, assim como Pierre Gasly, piloto da Alpine na Fórmula 1.

Mais tarde, a equipa de Luis Enrique conseguiu finalmente partir para o contra-ataque e criar a primeira ocasião de perigo, mas o remate espetacular de Kvaratskhelia acertou no poste. Antes do golo, Barcola desperdiçou uma boa oportunidade, mas Fabian Ruiz corrigiu a situação.

Porém, foi a formação de Arteta quem entrou melhor na partida, muito melhor, mas não conseguiu fazer golo. Nos primeiros minutos, Donnarumma fez três defesas enormes, evitando os golos de Rice, Martinelli e Odegaard.

A primeira parte desta segunda mão terminou da mesma forma que a da primeira mão, com o PSG a vencer o Arsenal pela margem mínima, 1-0, graças ao golaço de Fabián Ruiz, em cima da meia-hora de jogo.

45+3'

O árbitro apita para o intervalo!

45'

O quarto árbitro mostra 2 minutos de compensação.

45'

O jogo é reiniciado.

45'

Gonçalo Ramos foi lançado no aquecimento, ainda antes do fim da primeira parte, abrindo a possibilidade de entrar ao intervalo.

45'

O jogo está parado, porque um jogador está deitado no chão.

O golaço de Fabián Ruiz, que ainda desviou em Saliba.

42'

Mikel Arteta está a pedir mais pressão por parte dos seus jogadores nestes minutos finais da primeira parte.

40'

Depois de um início de jogo em que o PSG se limitou a defender e a tentar partir para o contra-ataque, a formação de Luis Enrique mudou a estratégia e está agora a ter bastante mais posse de bola.

O remate de Kvaratskhelia que bateu no poste, antes do golo de Fabián Ruiz.

35'

Arsenal tenta reagir ao golo sofrido, sendo que já está em desvantagem na eliminatória por dois golos, mas já não está tão pressionante e em controlo do jogo como nos primeiros 25 minutos.

32'

Golo de Fabián Ruiz veio completamente contra a corrente do jogo e, de certa forma, até foi um pouco irónico: desde o início do jogo que o Arsenal tem apostado nas bolas paradas para criar perigo, até em lançamentos laterais - posicionando jogadores à entrada da área -, mas foi o PSG que, na primeira tentativa dessa forma, fez golo... e que golo!

O festejo de Fabián Ruiz.

30'

Desperdício de Barcola! Mais um contra-ataque do PSG, desta vez liderado por Kvaratskhelia, que assistiu o francês, mas o ex-Rennes demorou demasiado tempo e permitiu a recuperação de Timber. Raya defendeu para canto o remate a meias com o corte do defesa.

27'

Vitinha bateu uma bola parada, o Arsenal cortou o perigo, mas o médio espanhol estava à entrada da grande área: recebeu a bola com o peito e tirou da frente Martinelli, rematando de forma espetacular para o fundo das redes com o pé esquerdo!

27'
Golo

G O O O O O O L O - Fabián Ruiz abre o marcador com um autêntico golaço!

26'
Amarelo

Cartão amarelo para Declan Rice, por causa de uma entrada dura e por trás de Kvaratskhelia.

As duas enormes defesas de Donnarumma nestes primeiros minutos:

23'

Oportunidade desperdiçada! Erro de Kiwior permitiu a recuperação de bola de Barcola, que assistiu o compatriota Doué, mas o remate foi fraco e à figura de Raya, numa espécie de 2 para 1 com Saliba.

O ambiente no Parque dos Príncipes, ao som do hino da UEFA Champions League.

20'

Apesar deste susto, o Arsenal não desarma e parte imediatamente para o ataque, jogando no meio-campo do adversário.

18'
Amarelo

Cartão amarelo para Nuno Mendes, após pisar Timber.

17'

BOLA NO POSTE! Remate indefensável e em jeito de Kvaratshkelia, à entrada da grande área, acertou em cheio no poste da baliza de Raya.

15'

Jogo acalmou nestes últimos minutos, mas o Arsenal continua com ligeira superioridade, até porque o PSG ainda não criou uma situação de perigo no encontro.

11'

Contra-ataque mal conseguido do PSG, com Hakimi a cruzar, mas para as mãos de Raya. Primeiro ataque dos parisienses, sem sucesso.

10'

A equipa de Mikel Arteta está a criar bastante perigo com os lançamentos laterais, que são feitos imediatamente para a grande área, tal como as restantes bolas paradas.

10'

Donnarumma está recuperado e vai continuar em campo.

9'

O ex-Milan está em dificuldades e a ser assistido em campo pela equipa médica. Safonov entrou para o aquecimento.

8'

Enorme Donnarumma, outra vez! Remate à entrada da grande área de Odegaard, mas o guarda-redes italiano estica-se todo para defender para canto!

5'

Arsenal entra com tudo para esta segunda mão e já esteve perto de abrir o marcador em duas ocasiões. Início de jogo bastante intenso, com os ingleses a pressionarem os franceses e a controlarem a posse de bola.

4'

Defesa espetacular de Donnarumma! Lançamento lateral para Martinelli, que finaliza de primeira, mas o italiano afasta o pergio.

3'

Quase golo do Arsenal! Cruzamento de Timber para o cabeceamento de Rice, que serviu de ponta de lança, mas a bola sai ligeiramente ao lado da baliza de Donnarumma.

1'

PSG sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

Marquinhos escolhe bola para o PSG.

Os jogadores já estão no relvado e faltam segundos para o início da partida!

Ouve-se o hino da Champions em Paris.

Grande ambiente no Parque dos Príncipes.

Aquecimento feito, vamos ao jogo!

Os jogadores estão prestes a entrar para o aquecimento.

Para o lugar do melhor marcador dos parisienses esta temporada está Barcola, acompanhado de Kvaratskhelia e Doué no ataque.

Nasri avaliou a decisão de Luis Enrique em não lançar Ousmane Dembélé imediatamente para o onze inicial, após recuperar de lesão: «Uma recaída significaria uma ausência duas vezes mais longa. O treinador deve agora confiar na sabedoria que construiu em toda a equipa. Se um jogador não está a 100%, ele pode encontrar outro jogador para retribuir a sua confiança.»

O balneário dos gunners está pronto.

Javier Pastore, ex-futebolista do PSG, está presente no Parque dos Príncipes para apoiar o clube.

Grande apoio dos adeptos na chegada do PSG ao estádio.

Os jogadores já pisaram o relvado do Parque dos Príncipes e estarão de regresso em breve para o aquecimento.

Suplentes do Arsenal: Neto, Setford, Tierney, Ben White, Zinchenko, Trossard, Jorginho, Sterling, Calafiori, Butler-Oyedeji, Henry-Francis e Nwaneri.

Suplentes do PSG: Safonov, Tenas, Mbaye, Tape, Lucas Beraldo, Zaire-Emery, Mayulu, Lucas Hernández, Kang-In Lee, Dembélé e Gonçalo Ramos.

Do lado dos ingleses, há apenas uma alteração comparativamente com a primeira mão: sai Trossard e entra Partey, que cumpriu castigo no Emirates.

Por outro lado, Dembélé, apesar de ter recuperado a tempo do jogo, não é titular e dá lugar ao compatriota Barcola.

Destaque para a titularidade de três portugueses - Nuno Mendes, Vitinha e João Neves -, como esperado e como na primeira mão, enquanto Gonçalo Ramos começa no banco de suplentes, novamente.

A equipa de Luis Enrique: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos (C), Pacho e Nuno Mendes; João Neves, Vitinha e Fabián Ruiz; Kvaratskhelia, Doué e Barcola.

A equipa de Arteta: Raya; Timber, Saliba, Kiwior e Lewis-Skelly; Partey, Rice e Odegaard (C); Saka, Merino e Martinelli.

Já há onzes!

A chegada dos jogadores do Arsenal:

Os adeptos franceses receberam o autocarro do PSG com um grande ambiente de festa.

Os jogadores estão prestes a chegar ao Parque dos Príncipes.

PSG tem uma pequena surpresa para todos os adeptos parisienses que chegarem cedo ao estádio.

O único golo da primeira mão:

Declan Rice, autor de dois golaços de livre direto ao Real Madrid, esteve ao lado do espanhol na conferência.

Mikel Arteta também falou esta terça-feira, mas focou o discurso na Premier League.

Luis Enrique fez a antevisão do encontro, ao lado de Hakimi, e revelou que Dembélé está apto.

O mesmo pode-se dizer do Arsenal, que também só jogou a final numa ocasião, em 2005/06, mas também perderam e diante do Barcelona (1-2).

O PSG só chegou uma vez à final da UEFA Champions League em toda a sua história - 2019/20 em que perderam frente ao Bayern (0-1) -, esta pode ser a segunda.

Os quatro portugueses estão todos disponíveis e três deles são apontados à titularidade, tal como aconteceu no Emirates: João Neves, Vitinha e Nuno Mendes. Gonçalo Ramos deve começar no banco de suplentes.

Relativamente a este encontro, Luis Enrique tem o plantel praticamente na máxima força: apenas Kimpembe não pode jogar, por lesão. Do outro lado, Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus, Havertz, Jorginho e Tomiyasu são baixas para Mikel Arteta.

Acerbi foi um dos heróis do encontro, para além de Sommer e Frattesi, fazendo o golo do empate na compensação, antes da vitória no prolongamento.

A outra meia-final jogou-se terça-feira e foi um autêntico jogaço, que até foi a prolongamento. No final, após uma montanha-russa de emoções, o Inter bateu o Barcelona e voltou a marcar presença na final.

No entanto, os franceses já se sagraram campeões da Ligue 1, enquanto os ingleses são segundo classificados - Liverpool venceu a Premier League -, mas ainda não garantiram a qualificação para a liga milionária.

Entretanto, ambas as equipas jogaram para os seus respetivos campeonatos durante o fim de semana, mas ambos perderam, por 1-2.

Na primeira mão, a formação orientada por Luis Enrique levou a melhor no Emirates, graças ao golo madrugador de Ousmane Dembélé, logo ao quarto minuto.

O encontro realiza-se em casa dos parisienses, no Parque dos Príncipes, a partir das 20 horas, e vai ter a arbitragem do alemão Felix Zwayer.

Boa tarde, acompanhe aqui em direto o duelo entre o PSG e o Arsenal, a contar para a segunda mão das meias-finais da UEFA Champions League.