Violência em Bruxelas: mais 12 detidos após incidentes no final da Taça
Capital belga palco de confrontos envolvendo adeptos
Doze pessoas foram detidas na segunda-feira à noite, em Bruxelas, na sequência de novos incidentes na capital belga, que na véspera tinha sido palco de confrontos envolvendo adeptos.
Os incidentes com as forças de segurança ocorreram na sequência de manifestações realizadas na Porte de Hal e na Place de la Bourse, com vista a contestar os tumultos provocados por adeptos do Club Brugge que se deslocaram a Bruxelas no domingo para assistir à final da Taça da Bélgica.
«Estava marcado um protesto para segunda-feira, às 19h00, na Place de la Bourse. Participaram cerca de 500 pessoas, incluindo cerca de 100 jovens. Formou-se então um cortejo, seguiu do Boulevard Anspach em direção à Gare du Midi» e, após provocações junto das forças de segurança, «a polícia teve de intervir para dispersar a multidão, utilizando gás lacrimogéneo em privado», informou a porta-voz da polícia Ilse Van de Keere à agência de notícias belga.
As autoridades reportaram a detenção de 12 pessoas, os meios de comunicação social apontaram para número superior e deram igualmente conta de viaturas incendiadas.
O caso surgiu depois de 63 pessoas terem sido detidas em Bruxelas na sequência de confrontos violentos após a final da Taça da Bélgica, que terminou com uma vitória do Club Brugge sobre o Anderlecht (2-1). Houve relatos de dezenas de feridos, incluindo um adepto baleado numa perna.
Sugestão de vídeo: