Reportagem A BOLA Sporting: Kochorashvili visto pela pessoa que melhor o conhece no futebol

NACIONAL16.06.202509:40

Giorgi Chelidze, 'pai' para o futebol e primeiro treinador, reforçou expectativas no reforço georgiano através de A BOLA: «Sporting foi decisão acertada. Vai adaptar-se rapidamente e consolidar-se como líder»

Giorgi Kochorasvhili. Não fica gravado à primeira, mas também não serão dos nomes mais complicados de se pronunciar na Geórgia. Vamos simplificar: Kocho. Um batismo que nasceu em Espanha, país especial, que lhe abriu portas para o sonho que poucos georgianos conseguem alcançar: serem profissionais de futebol. Ali ficou oito anos, primeiro no Girona e depois no Levante, uma longa travessia até chegar ao patamar mais alto da carreira, o Sporting. Clube campeão, histórico no futebol europeu, que jogará Champions.

Aos 25 anos, eis o prémio de uma vida. Uma oportunidade única. Que Kochorashvili procurava desde que andava agarrado a uma bola, quais amigos inseparáveis, nas ruas de Tbilisi, a brincar muitas vezes sozinho, pois o seu aspeto, frágil e muito franzino, acabou por ser um dos primeiros grandes obstáculos que teve de ultrapassar.

Percurso de Kochorashvili começou no FC Sabutarlo

Kocho superou quase tudo. E Alvalade será nova barreira. Não é nome sonante mas, sabe A BOLA, é aposta forte dos leões. Não chega para fazer número. O investimento, ainda que curto (custou €5,5 M mais €2 M de objetivos), pode gerar desconfiança, mas este médio, confirma quem o conhece, apresenta um perfil que cativa no imediato: força, determinação, perseverança, atitude e inteligência táctica de nível elevado.

Vamos ao ponto de partida. Ao FC Saburtalo, uma academia de formação do Dínamo Tbilisi, berço de muitos craques da seleção georgiana, onde Kochorahvili conheceu Giorgi Chelidze, primeiro treinador (com apenas 13 anos) e um pai para o futebol. Garantem-nos que poucos conhecem melhor este reforço leonino. E na conversa com A BOLA isso acaba por ser perceptível.

«Kochorashvili nunca faltou a um treino, nunca chegou atrasado»

16 junho 2025, 09:50

«Kochorashvili nunca faltou a um treino, nunca chegou atrasado»

Giorgi Chelidze lembra todas as dificuldades que o futuro reforço leonino teve de ultrapassar quando entrou na Academia em Tbilisi. «Quando lhe disseram que não seria capaz de jogar futebol a um nível elevado, a maioria teria desistido de tentar», constata

Kochorashvili teve sempre difiuldades devido à baixa estatura

Houve uma altura em que as pessoas diziam que Giorgi era pequeno e que seria difícil para ele ter sucesso no futebol. No entanto, acredito que esta era apenas uma questão de perceção. Olhando para trás, tenho a certeza de que muitos dos que duvidaram dele se arrependem agora do erro de julgamento

«Quanto à minha relação com Giorgi durante a infância, tornámo-nos quase um só. Não me lembro de um único dia em que não nos falássemos, fosse a analisar treinos e partidas — a discutir o que estava a correr bem e o que precisava de ser melhorado — ou a falar sobre a vida além do desporto. Frequentemente discutíamos o estilo de vida de um atleta profissional, a importância do descanso adequado e a disciplina necessária para o sucesso. Não me lembro de ter tido necessidade de o corrigir, nunca dava motivos para isso a ninguém. A sua disciplina, dedicação e foco inabaláveis fizeram dele um jogador de destaque desde cedo. Apesar da sua tenra idade e da sua pequena estatura na altura, demonstrava capacidades notáveis em campo, tanto com bola como sem ela. A sua inteligência de jogo era excecional — possuía uma rara capacidade de antecipar jogadas antes que estas se desenrolassem, uma característica que o diferenciava dos seus colegas», começa por dizer o técnico, reforçando o seu caráter.

'Kocho' destacou-se desde muito cedo pela personalidade e liderança
Kochorashvili: o que falta saber do novo super-herói do Sporting

1 abril 2025, 20:01

Kochorashvili: o que falta saber do novo super-herói do Sporting

A infância complicada, inspiração de Espanha, influência de Cristiano Ronaldo e o exemplo de superação caraterizado em todos os festejos dos golos do georgiano. Esforço e dedicação do reforço leonino vão muito além das quatro linhas. A história de vida até à chegada a Alvalade

«Houve uma altura em que as pessoas diziam que Giorgi era pequeno e que seria difícil para ele ter sucesso no futebol. No entanto, acredito que esta era apenas uma questão de perceção. Olhando para trás, tenho a certeza de que muitos dos que duvidaram dele se arrependem agora do erro de julgamento. O talento, aliado ao trabalho árduo, é o que realmente importa. Esse período foi desafiante para Giorgi, mas, durante esses momentos difíceis, tornou-se ainda mais forte — tanto mental como fisicamente. Demonstrou a sua resiliência, espírito de luta e determinação inabalável. Sempre lhe disse para ter paciência, que o tempo iria provar o seu valor e que um dia se tornaria um dos melhores jogadores da sua posição. E foi exatamente isso que aconteceu — hoje, é um jogador-chave para a seleção», constata o técnico.

Giorgi Chelidze é o 'pai' e o primeiro treinador de Kochorashvili

«Estilo de Kochorashvili casa com o Sporting»

O Sporting, numa jogada de antecipação, assegurou o georgiano muito cedo junto do Levante. Ainda em janeiro. Uma contratação que acabou por não surpreender, pois Kochorashvili tinha muitas outras portas abertas após os 50 jogos na equipa espanhola (8 golos e 4 assistências) nos últimos dois anos. Giorgi Chelidze olha para este salto com otimismo.

«Não fiquei surpreendido. Jogou a um nível tão elevado durante o Europeu que a transferência para um clube de topo como o Sporting parecia inevitável. Na minha opinião, mudar para o Sporting foi a decisão mais acertada. O estilo de jogo de Giorgi combina muito bem com o estilo de jogo do Sporting. Acredito que se adaptará rapidamente à equipa e se consolidará como líder. É um passo positivo, pois o clube compete ao mais alto nível. Com aspirações a disputar a Liga dos Campeões e isso representa um novo desafio e um novo capítulo na carreira de Giorgi. Já é um grande jogador de futebol e estou confiante de que pode tornar-se ainda melhor», garante.

Orgulhoso por ter a oportunidade através de A BOLA em recordar um dos seus filhos no futebol, Giorgi Chelidze termina com uma mensagem: «Quero desejar-lhe contínuo sucesso na sua carreira e vida e, claro, desejo também sucesso ao Sporting. Toda a Geórgia apoia Giorgi e o Sporting, e todos nós torcemos pelo seu sucesso.»

OSZAR »