Varandas e Rui Costa (com André Villas-Boas e António Salvador ao lado) na tomada de posse de Pedro Proença [foto: André Carvalho/A BOLA]
Varandas e Rui Costa (com André Villas-Boas e António Salvador ao lado) na tomada de posse de Pedro Proença [foto: André Carvalho/A BOLA]

Mundial fez Benfica querer adiar Supertaça, Sporting recusou

NACIONAL05.07.202522:31

Jogo está agendado para 31 de julho, no Algarve

Agendada para 31 de julho, a Supertaça Cândido de Oliveira deve manter-se nessa data, embora o Benfica tenha manifestado a intenção de alterar a data, junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O Sporting recusou essa pretensão, pelo que, pelo menos para já, o reagendamento parece inviável.

Logo a 30 de abril foi divulgado, pela FPF, o calendário 2025/26 das provas de futebol sénior masculino, que não indicava data certa para a Supertaça, antes uma janela temporal: de 31 de julho a 4 de agosto. «A data final da Supertaça Cândido de Oliveira pode ser alterada mediante a qualificação dos clubes envolvidos para as competições europeias», referia o documento.

Nessa altura ainda não estavam definidas as posições finais da Liga 2024/25, nem tão pouco qual a equipa que teria de disputar as pré-eliminatórias da UEFA Champions League. Mais tarde, porém, quando isso estava já definido, houve uma reunião entre os dois finalistas da Supertaça. Nesse dia, 16 de junho, Sporting e Benfica acordaram, com a Federação Portuguesa de Futebol, que a final seria disputada logo a 31 de julho, uma quinta-feira, tendo em conta que as águias vão ter jogo europeu a 5 ou 6 de agosto.

A participação no Mundial de Clubes fez, depois, com que o Benfica repensasse esta data acordada. As águias chegaram aos oitavos de final da prova, disputada nos Estados Unidos, e entraram então em contacto com a FPF para manifestar preocupação relativamente à data da Supertaça, um pedido sustentado no argumento de que é preciso proteger as equipas que representam o país em competições internacionais.

Nesse sentido, a Federação Portuguesa de Futebol contactou o Sporting no início da semana que agora finda, para aferir da disponibilidade leonina para adiar a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, mas a resposta foi negativa. A SAD liderada por Frederico Varandas argumentou que a final foi atempadamente agendada, e que toda a pré-época foi delineada nesse pressuposto.

A Supertaça Cândido de Oliveira continua assim marcada para as 20h45 do dia 31 de julho (quinta-feira), no Estádio Algarve.

OSZAR »