FC Porto e SC Braga podem escapar à pré-eliminatória da Liga Europa – saiba como
Jogo entre FC Porto e SC Braga, na Liga, em janeiro de 2024 (IMAGO)

FC Porto e SC Braga podem escapar à pré-eliminatória da Liga Europa – saiba como

NACIONAL09.05.202510:58

4.º classificado da Liga pode beneficiar com Betis ou Chelsea a conquistarem a UEFA Conference League

Se o apuramento do Manchester United para a final da UEFA Europa League, e eliminação do Athletic Bilbao, estragou as contas a Sporting e Benfica — o 2.º classificado da Liga deixou de poder beneficiar da possibilidade da vaga para o detentor da Liga Europa não ser ocupada na UEFA Champions League —, já FC Porto e SC Braga mantêm-se com hipóteses de escaparem às pré-eliminatórias da segunda competição europeia.

Com Benfica e Sporting a discutirem os dois primeiros lugares do campeonato mas também a final da Taça de Portugal, o 3.º classificado da Liga terá acesso direto à fase de liga da UEFA Europa League e o 4.º irá, em teoria, à segunda pré-eliminatória dessa prova.

Só que, caso o vencedor da UEFA Conference League se apure, através do seu campeonato nacional, para uma das duas principais provas da UEFA — Champions ou Liga Europa —, a vaga a que teria direito na UEFA Europa League como detentor do troféu passará para o clube com melhor ranking dos que estão nas pré-eliminatórias.

E tanto Chelsea como Betis, que esta quinta-feira se qualificaram para a final de Wroclaw, estão na calha para cederem essa vaga.

No caso da Premier League, o Chelsea terá de terminar nos cinco primeiros, eventualmente até em 6.º (se o Manchester City ganhar ao Crystal Palace na final da Taça de Inglaterra e não for 7.º na Premier League). Atualmente, os blues seguem no 5.º lugar, com mais dois pontos que o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo, a três jornadas do fim.

Se o vencedor da UEFA Conference League vier da LaLiga, e após o Barcelona ter conquistado a Taça do Rei, basta o Betis terminar nos seis primeiros para abrir a tal vaga extra na UEFA Europa League do próximo ano. E isso está praticamente garantido. A equipa de Sevilha está precisamente em 6.º, mas com mais 11 pontos que o Celta, 7.º, a quatro jornadas do final.

E se essa vaga surgir, é garantido que será o FC Porto, caso seja 4.º na Liga, a ocupá-la — será sempre a equipa com melhor ranking das pré-eliminatórias da UEFA Europa League.

Já se for o SC Braga a terminar a Liga Portuguesa no 4.º lugar, precisa de mais alguns cenários para ser a equipa com melhor ranking e avançar diretamente para a fase de liga da UEFA Europa League.

Em primeiro lugar, necessita que o Club Brugge, vencedor da Taça da Bélgica, não acabe a liga no 3.º lugar, ou abaixo disso, de forma a ir à Champions. Neste momento é 2.º, com mais 5 pontos que o 3.º, o Genk, a três jornadas do fim.

Depois, precisa que nem Feyenoord nem PSV acabam a liga neerlandesa no 4.º lugar — no caso do PSV é praticamente garantido (8 pontos de avanço sobre o Utrecht, atual 4.º, com 9 em disputa), no do Feyenoord o risco é maior (a equipa de Roterdão segue em 3.º, com mais 3 pontos que o Utrecht).

Na Croácia, é preciso que o Dínamo Zagreb não se apure para a UEFA Europa League, o que acontecerá se terminar o campeonato no 2.º lugar (que ocupa atualmente, embora os três primeiros estejam separados por 3 pontos, a 3 jornadas do fim) e o Rijeka for campeão (lidera a liga) e ganhar a Taça (disputa a final com o Slaven Koprivnica).

Shakhtar (Ucrânia) e Salzburgo (Áustria) também têm melhor ranking que os bracarenses, pelo que se entrarem nas pré-eliminatórias da Liga Europa não permitirão que a vaga na fase de liga passe para os portugueses.

No caso do Shakhtar, isso acontecerá se ganhar a Taça (final com o Dínamo Kiev) ou se perder a final mas for 2.º no campeonato (teria de ultrapassar o Oleksandriya, que tem mais 6 pontos, a 3 jornadas do fim). Já o Salzburgo só irá às pré-eliminatórias da UEFA Europa League se for 3.º no campeonato e o Wolfsberg terminar nos dois primeiros (a três jornadas do fim, os quatro primeiros estão separados por quatro pontos).

A luta pelo terceiro lugar da Liga, em Portugal, não ficará resolvida nesta penúltima jornada: com FC Porto e SC Braga igualados no confronto direto, matematicamente será sempre possível que as posições se invertam na jornada 34.

Sugestão de vídeo

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer
OSZAR »